Adv Daniel Romano explica como identificar e o que fazer quando se é vítima de stalker

A prática, que só se tornou crime em 2021, se popularizou com a série Bebê Rena

A série Bebê Rena, da Netflix, ajudou a popularizar uma prática que só se tornou crime no Brasil em 2021: Stalking (ou “perseguição”, na tradução do inglês). O criminoso pode enviar centenas de mensagens ou ligações, fazer comentários invasivos em redes sociais, criar perfis falsos para acompanhar a sua rotina ou de familiares, entre outras condutas. Mas o que fazer se você é vítima de um perseguidor?

.”A primeira conduta que a vítima deve tomar é bloquear todo tipo de contato que o agressor tiver para acessá-la. Depois, munida de todos os documentos, ir até uma delegacia de polícia e registrar o boletim de ocorrência”, explica o advogado
Daniel Romano Hajaj.

Para que o perseguidor seja punido é necessário que haja uma denúncia  “É importante frisar que a ação para apuração do crime de Stalking é uma ação penal condicionada à representação, ou seja, a vítima deve expressar o desejo de dar início ao processo criminal, no prazo de 6 meses Se não expressar esse desejo, o agressor sairá impune”, finaliza o advogado.