Como organizar as finanças em casa para quem está com dívidas?

Um dos grandes problemas do povo brasileiro, apenas nos últimos levantamentos e estudos  ficou comprovado que mais da metade das pessoas que estão na idade adulta  possui um alto passivo, Apenas no ano de 2021 houve um crescimento alarmante na quantidade de pessoas em dívidas.

Segundo levantamento feito pelo IPEC estamos vivendo atualmente o momento de maior endividamento do país desde o começo  dos anos 2000. Cerca de 77 % dos brasileiros estão endividados e inadimplentes.

Juntando este cenário atual com a falta de conhecimento em relação às finanças dos ensinados nas escolas e ensino básico,  temos uma receita extremamente perigosa, uma vez que graças aos fatores externos o povo se vê cada vez mais forçado a buscar saídas para lidar com os problemas econômicos.

Os fatores que geram o cenário atual são muito diversos, desde  a chegada da pandemia, a forma como o país lidou com Lock Down,  a alta do dólar e a volta da inflação que minam completamente o poder de compra e a qualidade de vida do cidadão médio.

Sem uma outra saída, o povo teve que recorrer ao que tinha ao seu dispor, empréstimos  e endividamentos muitas vezes precisando vender o almoço pra comprar a janta. 

Mas os problemas não acabam por aí, uma vez que  apenas um indivíduo amento não basta para transformar a qualidade de vida das pessoas,  mesmo com altas dívidas é possível se livrar delas caso saiba o que deve ser feito e como deve ser feito.

Porém, a educação financeira não é nem de longe o ponto forte do povo brasileiro, sendo completamente menosprezada pelo setor básico da educação. 

Com todo este cenário fica claro os riscos da situação atual,  uma vez que, 70 % das pessoas estão endividadas e a esmagadora maioria não sabe sequer como sair do endividamento e inadimplência.

Ao povo tem que recorrer aos meios próprios para lidar com os passivos, seja com cursos ou ensinamentos a parte que visam guiar o profissional no rumo  de uma melhor saúde financeira.

O mais que não seja o processo ideal é o que resta para o profissional brasileiro,  as fontes externas são a solução para este problema,  mas nem todos tem tempo e condições de investir em uma educação financeira de qualidade.

Por isso, se você é um desses profissionais que está desesperado para melhorar a sua saúde financeira e se livrar de uma vez das dívidas mas não tem tempo ou dinheiro para investir, você veio ao lugar certo,  pois, este artigo tem as melhores dicas para quem precisa organizar as finanças.

Conheça a situação

Por mais que o momento que você está vivendo possa ser desesperador,  a atitude correta para iniciar a organização das suas finanças é saber tudo sobre a sua vida financeira.

Com isso, busque por todos os seus passivos, dívidas de pagamentos inadimplentes, faturas de cartão de crédito, boletos e crediários e os organize por ordem de vencimento e tamanho da dívida.

Para começar o processo de fim das dívidas, some todo o seu passivo, comece pondo um fim naquelas que são de rápido vencimento.

Ao se livrar  das cobranças de curto prazo você vai conseguir respirar um pouco mais aliviado,  para finalmente iniciar o seu planejamento de gestão financeira. 

Planejamento médio e longo prazo

Restando apenas as dívidas de médio e longo prazo já será possível iniciar o planejamento da gestão financeira, para isso vai ser necessário que você continue empenhado em dedicar uma parte do seu capital a pôr um fim nos passivos.

De modo que mês a mês uma parte das dívidas que ainda estão longe de vencer sejam também finalizadas.

Iniciando uma boa vida financeira

Uma boa vida financeira não diz respeito somente a pagar as suas dívidas, na realidade ela está muito mais relacionada com manter-se longe dos passivos e saber viver bem com aquilo que ganha além de cultivar bons hábitos.

Para isso, a primeira atitude para consolidar uma  boa vida nas finanças, tenha na ponta do lápis qual é o seu lucro líquido mensal, e separe de 10 a 20 % desse dinheiro todos os meses como uma reserva de emergência.

Corte os gastos desnecessários

Em seguida você deve mapear todos os seus gastos durante o mês,  tenha todos anotados, desde gastos básicos como aluguel,  energia e água  e até mesmo os mais avançados como lazer, manutenção e gasolina.

E tente diminuir os gastos desnecessários ao máximo, óbvio que sem tocar em gastos essenciais, como plano de saúde empresarial em SP. Não deixe que o corte de gastos tenha impactos na sua qualidade de vida, saúde e lazer.  Saiba como equilibrar uma vida financeira saudável com o seu estilo atual.

Comece a investir

O ápice da organização financeira é ter dinheiro disponível para fazer mais dinheiro, ou seja, enquanto você trabalha você põe seu dinheiro para trabalhar também.

Gerando assim, um ciclo de ganho onde você lucra com os investimentos paralelamente ao seu trabalho e funções que já possui, passando a ter mais de uma fonte de renda