Quais são as versões do WhatsApp?

O WhatsApp oficial só possui algumas versões que são realmente pertencentes ao Facebook. A primeira é o WhatsApp Web, lançado em 2009. Nessa versão, é possível você espelhar tudo que ocorre em seu WhatsApp no telefone para uma janela de navegador de um computador ou notebook. Dessa maneira, fica mais fácil responder às mensagens.

Outra versão oficial do WhatsApp é o WhatsApp Business, lançado em 2018. Esse aplicativo é voltado para pequenas empresas se comunicarem com clientes e possui funcionalidades comerciais.

A terceira e última versão oficial do WhatsApp é o WhatsApp API. Ele foi lançado em 2019 e tem o objetivo de médias e grandes empresas terceirizarem o atendimento ao cliente, até com chatbots e menos atendentes.

Empresas parceiras do WhatsApp podem criar automação de mensagens e chatbots para agregarem mais funcionalidades ao WhatsApp API. Um chatbot é um software capaz de se comunicar com usuários de forma automatizada. Essas são as versões do WhatsApp.

No entanto, mesmo com 2 bilhões de usuários ativos no mundo inteiro, o WhatsApp ainda tem usuários insatisfeitos com seus recursos. Por isso, existem mais de 15 versões modificadas do WhatsApp, que são falsas.

O que são versões do WhatsApp modificadas?

As mais de 15 versões do WhatsApp modificadas são criadas por empresas terceirizadas para oferecer mais funcionalidades aos usuários. Apesar de algumas versões se apresentarem como legítimas, a informação é falsa.

Duas versões modificadas muito famosas no Brasil são o WhatsApp GB e também o WhatsApp Plus. As duas versões são falsas.

Esse tipo de aplicativo é criado a partir do próprio código-fonte do WhatsApp oficial. No entanto, há muitos risos ao utilizá-los.

O primeiro risco é ser totalmente banido da sua conta oficial de WhatsApp. Isso está na política de usabilidade do próprio aplicativo oficial. Alguns usuários relataram que tiveram suas contas banidas permanentemente.

Outro risco é sobre o download do WhatsApp GB e do WhatsApp Plus. Eles não estão disponíveis em lojas oficiais de aplicativos como o Google Play Store para Android nem no App Store para iOS. Ou seja, é necessário baixar o arquivo para instalação de sites de procedência duvidosa. Você pode realizar o download junto com malwares e vírus.

O terceiro risco é que para instalar tanto o WhatsApp GB quanto o WhatsApp Plus, é necessário conceder algumas permissões, como no WhatsApp oficial. Não há nenhuma segurança de que seus dados não serão utilizados por terceiros.

Outro problema é que esse tipo de aplicativo pode apresentar falhas em muitos recursos. Não há um suporte para você entrar em contato. Ainda mais, nenhuma das mais de 15 versões do WhatsApp modificadas são criptografadas. Ou seja, alguém com acesso a uma tecnologia melhor pode ler e ouvir todas as suas mensagens trocadas.

Portanto, não há nenhuma vantagem em utilizar as versões modificadas do WhatsApp oficial por suas funcionalidades a mais, já que todas apresentam muitos riscos para sua segurança e privacidade.

Por isso, utilize apenas o WhatsApp oficial, o WhatsApp Web, WhatsApp Business e WhatsApp API. Nestas versões, você terá toda a segurança, privacidade, eficácia e funcionalidades necessárias.