Cama montessoriana: vantagens e idade para usar

A cama montessoriana é um item importante no quarto das crianças, tendo em vista os benefícios que promove quando o assunto é segurança e conforto. Entenda porque é a preferida entre especialistas e decoradores

Quando se trata de quarto infantil, a cama montessoriana é um dos itens preferidos de pais e decoradores. Isso porque além de bonita, traz vários benefícios à criança e tranquilidade aos pais.

Contudo, o que é uma cama montessoriana?

Uma cama montessoriana é uma cama própria para crianças, sendo mais popular dos 0 aos 6 anos, mas com modelos que servem até os 12 anos.  

Qual a diferença das outras camas?

No quarto montessoriano, a cama sempre fica no mesmo nível do chão. As mais simples são destinadas aos bebês, visto que praticamente são apenas o colchão e uma camada fina de madeira. 

Desta forma, os bebês podem se mover de forma livre e tranquila. Esse é o objetivo, que a cama possa impedir a criança de cair e se machucar de qualquer outra forma.

Quais as vantagens com relação às outras camas?

A cama montessoriana proporciona diversos benefícios, tais como:

Autonomia: A criança tem a liberdade de sair e deitar sempre que quiser, sem a ajuda dos pais. Aos bebês com mais de 6 meses, por exemplo, lhe permite desenvolver a autonomia em segurança. 

Segurança: Ao contrário das outras camas, a cama montessoriana não possui barras e outros itens de segurança comuns aos berços e outros móveis, que impeçam a criança de se movimentar.

Como o propósito da cama é ajudar a criança a se desenvolver, a questão de ser mais baixa já dispensa barras de proteção e outros itens limitantes.

Postura adequada: A cama montessoriana tem o mesmo estilo de um tatame. Portanto, favorece a postura correta da coluna da criança desde pequena e aperfeiçoa o sistema circulatório dos pequenos.

Estímulo positivo: Pelo fato de terem a liberdade de deitar e levantar quando quiserem, os bebês acabam recebendo o estímulo de explorar ao máximo o entorno da cama. É importante que o bebê tenha essa experiência para crescer saudável.

Economia e durabilidade: Na ponta do lápis, um quarto de bebê pede um certo investimento. Quando se adquire apenas a cama montessoriana, o custo cai consideravelmente. E isso sem contar que, ao contrário das camas padrão, precisam ser constantemente trocadas, a cama montessoriana possui uma faixa etária de uso mais estendida.

Por exemplo: é possível comprar um colchão de 70cm x 140cm, para crianças de até 5 anos. Depois, um de 90cm x 1.90 cm para além da adolescência. 

Simplicidade e funcionalidade: Através da simplicidade, pode-se preparar um quarto infantil focado no prazer da criança e no seu desenvolvimento. Pode-se também pensar na decoração que quiser.

Tipos de cama montessoriana mais comuns

Berço montessoriano: Com a finalidade de preparar o recém nascido para o seu desenvolvimento sem causar incômodos aos pais, o berço montessoriano possui proteção em três lados, sendo um aberto e propiciando que a criança deite e levante para sair quando quiser.

É feito para ficar pertinho da cama dos pais, para que possam acompanhar de perto o sono do bebê nos primeiros meses de vida.

Cama no chão: A forma mais básica da cama montessoriana. Propicia segurança à criança ao longo dos anos. Não exige nada além de um colchão e uma madeira fina embaixo.

Cama casinha: A cama casinha é uma cama montessoriana mais elaborada, uma forma de brincar mais com a fantasia e imaginação da criança enquanto pequena, ao mesmo tempo que pode sair facilmente do colchão e explorar sua própria cama.

Por tudo isso, a cama montessoriana é sempre uma cama a se pensar no quarto das crianças.